sexta-feira, 26 de junho de 2009

Torneio de Futevólei - REGULAMENTO



1.Um jogo é disputado à melhor de 3 Sets. A equipa vence a partida quando ganha 2 sets. Cada Set é disputado até aos 15 pontos (pontos directos), tendo o vencedor de conseguir dois pontos de diferença sobre o adversário em qualquer um dos sets. Isto implica que se o resultado estiver em 14-14 terão de ser disputados os pontos necessários até que uma das equipas consiga essa vantagem.

2.O campo de jogo é rectangular, medindo 17m x 8,5m e é circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura, com um espaço livre de qualquer tipo de obstáculo até uma altura mínima de 8m do solo.



3.A altura da rede será de 2m.

4.O piso será empedrado e/ou asfaltado, o mais plano e uniforme possível, tendo em conta a zona onde será disputado o torneio.

5.Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam o campo de jogo, ambas estão situadas dentro do campo de jogo.
Todas as linhas serão efectuadas com fitas largas e de cores contrastantes com o piso.

6.A zona de serviço é a área situada atrás da linha de fundo, entre o prolongamento das linhas laterais, estendendo-se até o final da zona livre.

7.A rede ultrapassará as linhas laterais do campo e terá 1m de largura.

8.O Serviço é a acção que inicia uma jogada. É executado com o pé, sendo exigível a bola estar colocada no chão ou num apoio, cedido pela organização, atrás da linha de fundo, devendo passar por cima da rede, na direcção do campo adversário.

9.A recepção consiste em receber a bola colocando-a em condições óptimas para que o parceiro possa realizar o segundo toque em condições de ser atacada com um máximo de eficiência. Esse segundo toque poderá ser de ataque, enviando a bola imediatamente para o campo adversário, ou passe para um melhor enquadramento da jogada. A recepção pode ser efectuada com os pés, coxa, canela, cabeça, peito ou ombros.

10.O Passe é o segundo toque da equipa que recebe a bola enviada do campo adversário. Consiste em colocar a bola proveniente do parceiro (que executou a recepção) em condições de ser atacada com o máximo de eficiência. De modo a facilitar o Passe, a recepção deve enviar a bola para próximo da rede, possibilitando assim que o passador em deslocamento para o centro da rede execute um Passe eficaz, tornando o ataque "agressivo". O Passe pode ser efectuado com os pés, coxa, canela, cabeça, peito ou ombros.

11.O ataque consiste em colocar a bola no campo adversário de forma a fazer com que o mesmo não tenha condições de devolvê-la. Para isso é necessário enviar a bola com um grau máximo de dificuldade para a recepção do oponente. Os ataques podem ser:
-Curtos (amortie) onde o atacante coloca a bola próximo da rede;
-Longos onde a bola é colocada no fundo do campo;
-Na diagonal, a bola cruza o campo adversário;
-Paralelos, onde a bola é colocada paralelamente às linhas laterais;
-Em força onde o atacante golpeia a bola com violência fazendo-a ganhar velocidade.
O ataque pode ser realizado com os pés, coxa, canela, cabeça, peito ou ombros.

12.A defesa consiste em impedir que o ataque adversário faça tocar a bola no solo do seu campo. Para realizar uma defesa eficiente é necessário uma série de factores:
-Um correcto posicionamento no campo, que deve ser previamente combinado com o parceiro, para que não haja dúvidas de quem deve receber a bola em determinada posição;
-Antecipação da jogada, que consiste em observar o posicionamento e atitude do adversário, antevendo-a, e colocar-se de forma inteligente para a execução da recepção;
-Preparação física e técnica para se movimentar em direcção à bola com rapidez e efectuar o passe com eficácia;
-A cobertura do ataque que consiste em resguardar os espaços deixados pelo parceiro, quando o mesmo se desloca em direcção à rede para efectuar o ataque.

13.A bola deve ser esférica, constituída por uma capa de couro flexível ou similar e que não absorva água, apropriada para uso ao ar livre uma vez que os jogos podem ser realizados mesmo com chuva. Esta capa reveste uma câmara de borracha ou material similar.

14.Uma equipa é formada por três jogadores.

15.DIREITOS E RESPONSABILIDADES DOS PARTICIPANTES:
15.1. Todos os jogadores devem conhecer e obedecer as Regras Oficiais do Torneio.
15.2. Os participantes devem acatar as decisões da equipa de arbitragem com espírito desportivo, sem discutí-las. Em caso de dúvida, pode ser solicitada uma explicação.
15.3. Os participantes devem comportar-se com cortesia e fair-play, não apenas em relação aos árbitros, mas também aos demais intervenientes, incluindo a equipa adversária, companheiros de equipa e espectadores.
15.4. Os participantes devem evitar acções ou atitudes que possam influenciar a decisão dos árbitros ou encobrir faltas cometidas pela sua equipa.
15.5. Durante o jogo, os jogadores estão AUTORIZADOS a falar com os árbitros, desde que a bola não esteja em jogo.

16.No momento em que a bola for servida pelo jogador, cada equipa deve estar posicionada no seu próprio campo. Os jogadores estão livres para se posicionarem no campo não existindo posições determinadas.

17.A bola é considerada "fora" quando atinge o solo completamente fora dos limites do campo de jogo (sem tocar as linhas limites), quando toca um objecto situado fora do campo ou uma pessoa fora do jogo.

18.Cada equipa pode dar apenas 3 toques na bola antes de a passar para o campo adversário.

19.Cada jogador pode dar apenas um toque seguido, ou seja, numa jogada o jogador pode tocar na bola mais que uma vez desde que esta seja intermediariamente tocada por outro jogador da mesma equipa.

20.Com excepção no serviço a bola pode tocar na rede quando é passada ou rematada de um campo para outro.

21.Um jogador pode invadir o espaço de jogo, campo e/ou zona livre do adversário, desde que sua acção não interfira na jogada do adversário, nem toque na rede.

22.Prémios:
1.º Classificado = 1 Troféu para cada atleta
2.º Classificado = 1 Troféu para cada atleta

Sem nada mais a acrescentar, com os melhores Cumprimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário