sexta-feira, 26 de junho de 2009

Corrida de Carrinhos de Rolamentos - REGULAMENTO


CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.º 1.º O presente Regulamento define de uma forma concisa as normas a aplicar para as Provas de Carros de Rolamentos em Cesar, a realizar pela Villa Cesari – Associação de Cultura e Desporto de Cesar, cuja actividade foi denominada por VILLA ROLL e foi integrada nas Jornadas de Verão 2009.

Art.º 2.º As provas terão como linha de Partida, o Lugar do Castelo e a Meta será no Lugar da Gândara. Os participantes devem entregar os carros no Secretariado, situado junto á pista, próximo da meta, até às 14h00, para que estes possam ser inspeccionados e se aprovados, ficarem expostos até cerca das 14h45. A logística do transporte para a linha de partida será da responsabilidade da organização.

Art.º 3.º As provas serão realizadas no dia 19 de Julho de 2009.

Art.º 4.º Horário das Provas

Testes Livres: 15h00 às 15h30
Carro Original: 15h40
Provas de Tempos:
1.ª Manga - 16h00
2.ª Manga - 16h30
Prova Final: 17h00

Art.º 5.º A prova de Testes Livres serve para as últimas afinações e para uma adaptação e reconhecimento da pista. A Prova Final, terá carácter lúdico, sendo formada uma grelha de partida, através dos tempos alcançados na prova anterior; os carros da prova de Originais, saírão nos últimos lugares da grelha.

Art.º 6.º O local de realização das provas de corrida estará cortado ao trânsito, durante toda a prova e treinos.

Art.º 7.º Todos os participantes deverão ter o conhecimento integral do presente Regulamento.

Art.º 8.º A organização das provas, será assegurada pela Villa Cesari – Associação de Cultura e Desporto de Cesar, que zelará pelo cumprimento do presente Regulamento.

Art.º 9.º No final da prova serão comunicados os resultados e classificações, bem como efectuada a entrega dos prémios e o visionamento dos vídeos e fotografias da prova.


CAPÍTULO II - INSCRIÇÕES

Art.º 10.º As inscrições devem ser realizadas em formulário próprio, a disponibilizar pela organização e onde se indicará a Prova a que se inscreve, idade, nome, etc.

Art.º 11.ª As inscrições devem ser formalizadas impreterivelmente até às 24h00 do dia 18-07-2009 (anterior à prova).

Art.º 12.º Os formulários de inscrição devem ser enviados/entregues à Organização pelas mais diversas vias. Podem ser enviados por:
- Correio: Villa Cesari – Associação de Cultura e Desporto de Cesar – Largo Justino Portal, nº32, - 3700-616 Cesar
- email: villacesari@armail.pt
– Tel./Fax: 256 851 997
- entregues a membros da Organização.
- Outros contactos: 917816152 ou 916472236.
Deve confirmar a recepção.

Art.º 13.º As inscrições serão formalizadas até ao dia anterior, mas só serão validadas no dia da prova, após recepção e inspecção dos veículos (no Secretariado), aprovação dos mesmos, e consequente pagamento.

Art.º 14.º Taxas de Inscrição: Valor único - 5,00€.

Art.º 15º A inscrição de menores fica condicionada à autorização escrita (Documento próprio criado para o efeito) dos pais/tutores sendo acompanhadas de cópias dos BI ‘s.

Art.º 16º. Após validação da Inscrição será atribuído um número que identificará o concorrente nas diversas provas.


CAPÍTULO III - CARROS DE ROLAMENTOS

Art.º 17.º O carro não poderá ter qualquer tipo de propulsão mecânica ou eléctrica. As Rodas têm de ser obrigatoriamente e exclusivamente Rolamentos, com um diâmetro máximo de 12 cm. O veículo para competição Individual só poderá ter em contacto com o solo 4 rolamentos, podendo os Penduras ter 6. Não são permitidos rolamentos duplos (um dentro de outro), e devem estar completamente visíveis.

Art.º 18.º As medidas do veículo serão iguais ou inferiores a 90 cm de largura e 200 cm de comprimento. Na parte frontal o veículo deve ter uma placa onde possa ser colocado o respectivo número.

Art.º 19.º Os carros devem ser construídos de modo a oferecer segurança ao piloto e seus adversários, não podendo conter objectos pontiagudos ou cortantes, nem estruturas que possam tornar-se perigosas em caso de acidente. Todos os elementos devem estar devidamente fixados no carro.


CAPÍTULO IV - COMPETIÇÃO

Art.º 20.º No total existirão 2 competições:
Prova de Carro Original;
Prova de Tempos.

Art.º 21.º Na competição de Carro Original os veículos são avaliados por Júris pré determinados, idóneos e isentos.
A pontuação será determinada tendo em atenção a originalidade dos materiais empregues e da construção. São pontuados de 1 a 10 pontos, sendo as pontuações guardadas em envelopes selados e divulgados no final da prova de corrida, vencendo o veículo com maior pontuação. Em caso de empate vencerá o que obtiver melhor resultado na Corrida Individual.

Art. 22.º Na Competição de Tempos, o vencedor será definido pelo que fizer o percurso em menos tempo, independentemente da manga em que o obtenha.
A partida será accionada por um sinal sonoro, devendo os participantes estar sentados no interior do veículo.
Os participantes podem auxiliar o arranque na partida com os pés.
A chegada à meta só será considerada válida se o participante estiver em contacto com o veículo (sentado, a empurrar, a puxar ou até com o veículo às costas). A chegada será validada pela frente do veículo.
Durante o percurso nenhum participante poderá empurrar ou ser empurrado por outro, nem pelo público, incorrendo no risco de penalização. De igual modo, não poderá também ter qualquer acção que tenha como objectivo prejudicar outros, correndo os mesmos riscos de penalização.


CAPÍTULO V - SEGURANÇA

Art.º 23.º Os carros tem de obedecer inequivocamente a todo o regulamento, correndo o risco de não ser apto a participar.

Art.º 24.º Os participantes tem obrigatoriamente de se apresentar com capacete, luvas de protecção, roupas e calçado resistentes.

Art.º 25.º O percurso terá nos locais considerados de alto risco, protecções para amortecer eventuais acidentes e pessoal auxiliar com o intuito de prestar todos os cuidados necessários, não impedindo estas medidas o participante de observar todas as situações tendo em vista à segurança da Prova.

Art.º 26.º Os veículos devem ser construídos tendo em conta as características do percurso e o facto de ter uma distância curta.

Art.º 27.º Toda a prova será assegurada pelos mais diversos meios (humanos e materiais) sendo que estarão presentes as forças humanitárias (Bombeiros).

Art.º 28.º Todos os participantes devem ter uma postura com vista à segurança e protecção dos valores humanos.

Art.º 29.º Os participantes não estão cobertos por um seguro de acidentes.

Art.º 30.º A organização do evento não se responsabiliza por qualquer incidente que possa ocorrer durante o evento.


CAPÍTULO VI - PRÉMIOS

Art.º 31.º Os 3 primeiros classificados da Prova de Tempos terão taças para premiar o seu esforço, assim como o vencedor do Carro Original.

Art.º 32.º Todos os participantes receberão uma lembrança da organização.


CAPÍTULO VII - DISPOSIÇÕES FINAIS

Art.º 33.º A organização desta prova tem como objectivo principal ver que impacto poderá ter a modalidade na Vila de Cesar, sendo que o espírito de competição deve sempre ter em conta o desenvolvimento de relações salutares e capazes de criar manifestações de amizade e confraternização.

Art.º 34.º A Organização reserva-se ao direito de proceder a algumas alterações ao presente regulamento, sendo que deverá avisar os participantes antes do início das provas.

Art.º 35.º Qualquer omissão no presente regulamento, será analisada e decidida pela Organização da prova, tendo em conta leis civis, não podendo os participantes recorrer da mesma.

A organização,
VILLAJUV

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