sexta-feira, 26 de junho de 2009

JORNADAS DE VERÃO 2009



Apresentação

Jornadas de Verão” é uma das actividades da Villa Cesari – Associação de Cultura e Desporto de Cesar, organizada pela VILLAJUV, a mais recente secção desta instituição.

A VillaJuv é constituída praticamente por jovens de Cesar, que tentam ser parte integrante da nossa terra e ajudar na sua evolução e melhor qualidade de vida para os seus habitantes.
Esta secção, nasceu sobretudo em prol da dinamização dos jovens e como tal, as “Jornadas de Verão”, com toda a sua animação e energia, pretende integrar diversos eventos desportivos e culturais que suscitem interesse aos nossos jovens neste término das actividades lectivas. Tentamos deste modo criar atractivos em Cesar para ocuparem os seus tempos livres, que muitas vezes não encontram.

Com a vontade de continuar o espírito de diversão e felicidade que a Festa Grande de Cesar sempre nos proporciona, as actividades decorrerão nos três últimos Sábados de Julho (dias 11, 18 e 25) e no Domingo, dia 19, do mesmo mês e todos estão convidados a participar, independentemente da idade ou do sexo.

Aproveitamos também para agradecer a todos os que nos ajudaram a tornar possível esta acção na nossa vila, todos os apoios financeiros ou simplesmente a nível de material para as actividades, e claro, a toda a massa humana que estará envolvida na sua realização, não só membros da VillaJuv. Esses apoios estarão mencionados nos diversos cartazes que serão espalhados pela nossa vila e arredores, bem como num pequeno livro que será também em breve impresso e espalhado por cafés e bares da zona, e em algumas casas particulares.
O nosso muito obrigado mais uma vez, a todos aqueles que nos incentivam a criar um ambiente de festa, originalidade e criatividade, que concerteza pairará no ar durante o próximo mês.


ACTIVIDADES PERMANENTES

Numa recolha de informação através de familiares, amigos e conhecimento próprio, fomos ao encontro daquelas brincadeiras que ocupavam a infância de muitos, antes da chegada do “mundo virtual”, que desvirtuou toda a alegria de brincar ao ar livre…

Num tempo não muito antigo, os rapazes, embora partilhassem brincadeiras com as meninas, jogavam à bola entre eles, sempre com bolas de trapos, ou feitas com meias... Quando o calor do Verão obrigava a um refúgio à sombra, a rapaziada adestrava ao jogo das cinco pedrinhas, ao pião, à “pontaria” à carica... e praticava os mais diversos jogos e negociatas com berlindes. Estes jogos já eram uma paixão dos romanos que os praticavam com bons frutos da natureza… as nozes!

Tendo em conta a multiplicidade de experiências na interacção com os mais diversos materiais oferecidos pela natureza ou ao dispor no contexto familiar, tendo em conta ainda, a diversidade de gestos praticados nos jogos e brincadeiras, e todas as aprendizagens que gerações de crianças foram fazendo entre si na alegria do recreio, podemos dizer que todas elas eram arquitectas, engenheiras, escultoras...e tudo o mais quanto podiam aprender na principal das suas escolas — a RUA! Imitando, utilizando a imaginação criadora e cooperando na produção destes brinquedos, incorporavam a memória cultural da sua comunidade sem conflitos graves nem com os outros humanos nem com as outras espécies, e é toda esta filosofia de bem-estar, divertimento e crescimento intelectual que queremos passar a todos os nossos compatriotas que queiram reviver estes momentos.

Assim, durante os quatro dias de actividades, teremos ao seu dispor um conjunto de brincadeiras como o berlinde, o jogo da macaca, o elástico, corda, corridas de caricas, entre tantos outros que pode mostrar e ensinar aos seus filhos
Apareça e mostre como ainda é bom a brincar!

2 comentários:

  1. Eu vou estar lá para jogar e desafio qualquer um....

    ResponderEliminar
  2. Gosto do desafio do nosso amigo que não se quis identificar. Sinceramente esta actividade atrai-me pelo facto de reviver aquelas que eram as minhas brincadeiras de criança, e que ocupavam a maior parte do meu tempo no parque que ainda tinha terra batida e areia para brincar. Agora é mais complicado para algumas destas brincadeiras pois o cimento não ajuda.
    Mas desafio os meus amigos a trazerem os vossos berlindes para jogar-mos e disputar-mos os mesmos como faziamos antigamente.

    Fifas

    ResponderEliminar